(41) 98899-9587
(41) 3323-4647
contato@noemiaingracio.adv.br

Como consultar meu Extrato Previdenciário?

Como consultar meu Extrato Previdenciário?

Como consultar meu extrato previdenciário

O extrato previdenciário é um documento fundamental para todos os trabalhadores que desejam se aposentar.

Obtido através da internet, este documento é essencial para que o planejamento correto da aposentadoria.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) incentiva o contribuinte a utilizar os serviços através da internet. Por serem mais ágeis, isso também diminui o tempo de espera de quem precisa de serviços presenciais nas agências físicas.

Neste artigo, você vai descobrir o que é um extrato previdenciário, como consultá-lo e como bônus, irá entender sobre outros três tipos de extratos previdenciários. Confira agora!

O que é Extrato Previdenciário?

O extrato previdenciário é um documento essencial para o trabalhador planejar sua aposentadoria. Nele, constam todos os vínculos trabalhistas e previdenciários que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Neste extrato é possível obter informações fundamentais da vida trabalhista do contribuinte, como as empresas que ele trabalhou, todos os salários bases e o tempo de serviço em cada lugar.

É através deste extrato que o INSS pode comprovar as contribuições e tempo de contribuição vinculadas ao CPF para basear a aposentadoria. É através deste extrato também que é calculado o valor dos benefícios.

Como consultar meu extrato previdenciário?

É muito simples consultar o seu extrato previdenciário. Basta ter acesso à internet e seguir o nosso passo a passo abaixo:

  • Acessar o portal Meu INSS;
  • Se não tiver cadastro, será necessário fazer um para acessar os serviços;
  • Com o cadastro feito, selecione a opção Extrato de Contribuições (CNIS);
  • Pronto! Todas as informações referentes as contribuições estarão na tela;
  • Se o seu navegador suportar, é possível salvar o extrato em PDF para uso posterior.

Com o extrato em mãos, é possível consultar as chamadas “Relações Previdenciárias”. Aqui, constarão os dados das empresas que o trabalhador esteve ligado, com a razão social, o CNPJ, a relação empregatícia, data de início, data de desligamento e mês base da última remuneração na empresa.

Logo abaixo, estarão os dados dos salários: Mês competência e a remuneração do período. Essa remuneração inclusive é o valor base para o cálculo da contribuição do trabalhador.

Caso o trabalhador contribua para seu INSS através do MEI (Micro Empreendedor Individual) os valores das contribuições também aparecerão aqui.

Ainda é possível consultar diversos dados cadastrais ligados ao CPF do trabalhador, como filiação, data de nascimento, título de eleitor, número do documento RG e até o número da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Extrato de Pagamento do Benefício

O extrato de pagamento do benefício pode ser requerido através do portal Meu INSS. Com ele é possível agendar sua visita ao INSS para que os servidores forneçam este documento.

São alguns passos simples para que o agendamento seja feito:

  • Acesse o portal Meu INSS;
  • Encontre a opção “Novo Requerimento”;
  • Pesquise a palavra “Pagamento” e selecione o serviço de sua preferência;
  • Agende sua retirada de extrato na agência mais próxima. Neste passo é possível escolher a data e hora desejada;
  • Compareça à agência do INSS com a documentação exigida;
  • No caso de uma terceira pessoa precisar ir em seu lugar, é obrigatório a apresentação de uma procuração e documentos pessoais do representante.

Extrato de Concessão de Benefício

O extrato de concessão de benefício é muito útil para os contribuintes que precisam verificar se existem ou não benefícios em seu nome. Ele também pode ser solicitado no portal do INSS.

Agora você vai aprender como solicitar este documento:

  • Acesse o portal Meu INSS;
  • Faça o login com o usuário e senha previamente cadastrados;
  • Localize a opção “Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta”
  • Pronto! Seu documento será emitido comprovando se existe ou não benefício no nome do contribuinte.

Extrato de Tempo de Contribuição

O extrato de tempo de contribuição é um grande auxílio para quem planeja sua aposentadoria. É neste documento que consta o tempo de contribuição considerado pelo INSS.

Esse tempo serve como uma análise prévia para o planejamento da aposentadoria. No entanto, é necessário que um especialista em previdência analise com calma todas as informações, pois há períodos e situações que podem beneficiar o contribuinte.

Para ter acesso ao extrato de tempo de contribuição é muito simples. Basta seguir estes passos:

  • Faça o login no portal Meu INSS;
  • Selecione a opção “Simulação de Tempo de Contribuição” no menu principal;
  • Após isso, clique em “calcular”. Esta opção irá apresentar o tempo de contribuição com precisão, inclusive com relação de anos, meses e dias;
  • Caso o contribuinte tenha necessidade, ainda é possível detalhar os períodos.
  • No detalhamento será apresentado os vínculos empregatícios e os tempos correspondentes;
  • No detalhamento ainda é possível consultar a pontuação geral, que é uma das formas atualmente aceitas de aposentadoria após a Reforma da Previdência.

Caso você tenha ciência que alguma das suas contribuições não aparece no extrato, será necessário contar com o auxílio de um especialista para analisar a situação e se for o caso, entrar com um pedido de revisão de tempo de serviço.

Se este texto te ajudou, não deixe de compartilhar com os amigos. E nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *