(41) 98899-9587
(41) 3323-4647
contato@noemiaingracio.adv.br

Aposentadoria: porque contar com um profissional para te auxiliar ?

Aposentadoria: porque contar com um profissional para te auxiliar ?

Porque contar com um profissionl para auxiliar sua aposentadoria

A aposentadoria é um assunto que gera muitas dúvidas no contribuinte brasileiro. Com as diversas mudanças recentes na legislação, existem muitas possibilidades para se pedir o benefício.

Com tantos pontos para se analisar, o contribuinte pode se sentir perdido em meio a tantas informações. Porém, existe um profissional que pode auxiliar nesta etapa importante da vida dos brasileiros.

Um advogado especialista em direito previdenciário irá oferecer toda o apoio necessário para que os direitos do contribuinte sejam cumpridos. Você sabia que por erros de cálculos do INSS existem casos em que o aposentado pode ter perdido uma quantia considerável de benefício?

Neste texto, vamos apresentar alguns pontos importantes em que o advogado previdenciário poderá te auxiliar no processo de aposentadoria. Confira agora mesmo!

Planejamento da aposentadoria

Talvez um dos serviços mais procurados atualmente seja o planejamento da aposentadoria. Este tipo de planejamento pode ser feito tanto para pessoas que estejam próximas de se aposentar quanto para pessoas que ainda precisam contribuir por mais tempo.

No planejamento de aposentadoria, o especialista irá auxiliar o contribuinte de uma forma antecipada, evitando surpresas quando o benefício for solicitado.

Desta forma, mesmo antes de cumprir os requisitos para se aposentar, será possível calcular de uma forma muito próxima à realidade, o valor do benefício e quais as regras deverão ser cumpridas.

O planejamento irá definir também a melhor hora para se requerer o benefício. Muitas pessoas solicitam sua aposentadoria antes da hora, levando a prejuízos financeiros a longo prazo.

Com o auxílio do especialista, todas as contribuições serão levadas em consideração, como a contribuição em tempo especial que poderá ser convertida em contribuição de tempo comum, para somar aos anos recolhidos pelo contribuinte, serão analisados os períodos rurais, período militar, período laborado no exterior, período de aluno aprendiz e tudo mais que possa ser adicionado no tempo de contribuição.

Fora isso, diversos outros aspectos ligados ao pedido da aposentadoria serão levados em consideração, possibilitando assim um benefício justo perante o recolhimento feito.

Cálculo da renda mensal para aposentadoria

Falando em benefício da aposentadoria, um ponto que preocupa muito o contribuinte é o valor que será pago pelo INSS.

Com o auxílio do especialista, será possível calcular essa renda, chamada de RMI (renda mensal inicial). Hoje, a regra atual do INSS para o cálculo do valor da aposentadoria é uma média aritmética simples, de 80% dos maiores salários de contribuição, multiplicado pelo fator previdenciário.

O fator previdenciário é um grande vilão de grande parte dos aposentados, pois ele impacta diretamente no valor do benefício.

Com o acompanhamento do especialista, ele poderá verificar se o segurado já tem tempo suficiente para obter um beneficio sem fator, ou quanto tempo ainda precisa esperar para pegar o benefício mais vantajoso.

Além disso, é comum que o INSS cometa algum erro no cálculo do valor da aposentadoria. Estando acompanhado de um advogado previdenciário garante que se o cálculo vier errado o especialista entrará com recurso para corrigi-lo.

Não é raro que muitos aposentados estejam recebendo menos do que é de direito. É possível reaver esse valor posteriormente, mas o processo burocrático acaba desencorajando muitas pessoas.

Contagem do tempo de contribuição para aposentadoria

Um dos serviços mais solicitados aqui em nosso escritório é a contagem do tempo de contribuição para aposentadoria.

Esse tipo de contagem leva em conta vários fatores. Muitas vezes o contribuinte contribuiu em mais de uma categoria, como na contagem de tempo especial e a contagem de tempo normal.

A contagem de tempo especial irá ocorrer em toda função que ofereça risco à saúde do trabalhador por exemplo. Neste caso, o tempo de contribuição terá um peso maior do que o tempo em serviços considerados sem risco.

Por isso é importante contar com o auxílio de um especialista no assunto. Muitas pessoas já estão passíveis de se aposentar, porém com a contagem incorreta feita por si mesmo, não sabem disto.

Outra ocorrência muito comum é a pessoa acreditar que já tem o tempo necessário para se aposentar, mas ainda não ter direito a isso. Isso acontece devido às recentes alterações nas leis previdenciárias, o que acaba confundindo muitos contribuintes.

Além do tempo de contribuição, existem outros fatores para a aposentadoria. E esses fatores serão analisados pelo advogado previdenciário.

Escolher o tipo de aposentadoria

Atualmente, existem diversas formas de se aposentar no Brasil. As quatro principais formas de se aposentar por exemplo, são a aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial e a aposentadoria por pontos 86/96.

No entanto, existem casos especiais onde é possível se aposentar com o benefício integral, por exemplo.

Com o acompanhamento do especialista em aposentadoria, será possível analisar todas as formas de aposentadoria, para verificar qual será a forma mais vantajosa.

Desta forma, o contribuinte poderá ter a certeza que fez a melhor opção para sua aposentadoria, garantindo o máximo de benefícios disponíveis para o seu caso.

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais! Ele poderá ajudar muitas pessoas!

Não se esqueça de nos seguir em nossos perfis oficiais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.