(41) 98899-9587
(41) 3323-4647
contato@noemiaingracio.adv.br

Você sabe a diferença entre seguro de vida por invalidez e aposentadoria por invalidez?

Você sabe a diferença entre seguro de vida por invalidez e aposentadoria por invalidez?

Você sabe a diferença entre seguro de vida por invalidez e aposentadoria por invalidez?

Muito provavelmente você já ter ouvido falar em seguro de vida e talvez até já tenha um em seu nome para eventuais ocasiões.

Já o seguro de vida por invalidez é menos conhecido, mas o interesse pelo benefício vem crescendo a cada dia.

Mas o seguro de vida por invalidez e a aposentadoria por invalidez são o mesmo benefício?

Entenda tudo sobre o assunto e tire suas dúvidas neste artigo!

Também vale a pena ler:

O que é seguro de vida?

O seguro de vida é uma contrato com o objetivo de proteger financeiramente familiares e dependentes no caso de morte ou acidente do segurado.

Esse seguro pode ser contratado de forma individual ou coletiva. Existem empresas que oferecem o seguro de vida para seus funcionários, uma vez que existe essa obrigação para determinadas categorias de trabalho.

Lembrando que o seguro de vida só é classificado desta forma se ele cumprir o risco de morte de forma integral. Caso o seguro não cubra em caso de falecimento, então ele é apenas um seguro contra acidentes.

O que muitas pessoas não sabem é que o seguro de vida, caso tenha incluso na cobertura, também pode beneficiar o próprio segurado. Isso irá acontecer em casos de doenças ou acidentes que o incapacitem permanentemente.

Por isso, quando for contratar um seguro de vida, tenha certeza que este tipo de situação também esteja inclusa.

O que é a aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é um benefício que o governo presta aos contribuintes que não possuem mais a capacidade para exercer atividade remunerada, que irá gerar seu sustento.

De competência da Previdência Social, todo trabalhador que fez contribuições para o Regime Geral ou Próprio da Previdência possuem direito.

Existem três graus de invalidez segundo a Previdência Social e vamos explicar sobre elas.

Invalidez Permanente

A invalidez permanente irá ocorrer quando o contribuinte não puder mais exercer atividade profissional. Isso pode ser ocasionado pela perda definitiva de alguma função motora ou mesmo a perda de algum membro do indivíduo.

Invalidez Parcial

A invalidez parcial irá ocorrer quando o contribuinte pela perda momentânea de uma função ou mobilidade do corpo. Um exemplo é a redução da visão em apenas um dos olhos. Este evento será considerado apenas como uma invalidez parcial.

Invalidez por acidente ou doença

Existe ainda um terceiro grau de invalidez, que deverá ser avaliado em cada caso. Essas situações podem ocorrer por acidente ou por alguma doença.

Quais as diferenças entre seguro de vida por invalidez e aposentadoria por invalidez?

Mas então, qual a diferença entre o seguro de vida por invalidez e a aposentadoria por invalidez?

Basicamente, o seguro de vida por invalidez deverá ser contratado pelo beneficiário em uma empresa terceira, especializada neste tipo de atividade.

Já a Aposentadoria por Invalidez cobre todos os contribuintes da Previdência Social.

Cada uma das opções possui suas próprias regras para concessão dos benefícios. O seguro de vida por invalidez é regido pela apólice do seguro, então é importante que ao contratar, se atente a todos os detalhes para não ser surpreendido em um momento de maior dificuldade.

Se você possui dúvidas sobre a aposentadoria por invalidez, pode entrar em contato em nossos canais oficiais e enviá-la.

Não se esqueça de nos seguir em nossos perfis e compartilhar esse artigo com alguém!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.